Moveideias_Control_Tower

25 mar Control Tower: entenda o seu destaque para logística

O termo Control Tower está sendo cada vez mais utilizado. Mas você sabe o que ele significa e qual a sua relevância? O conceito é predominante quando se trata de gerenciamento logístico. A Control Tower é um conceito de gestão que agrega pessoas, processos e tecnologias para um acompanhamento ativo e em tempo real da logística. Sendo assim, o papel que ela exerce é de uma central de informações seguida por tomada de decisões em tempo real.

Uma boa alternativa para melhorar a eficiência das operações é integrar as atividades em uma central de inteligência que ofereça visibilidade de todos os processos em tempo real. A Moveideias, vem investindo em tecnologia para melhorar a visibilidade, gestão, tracking e integração da cadeia de todo o processo do ciclo de um pedido. Com a plataforma logística da Moveideias, as empresas se beneficiam da tecnologia com informação em tempo real da operação e utilizam uma Torre de Controle do ciclo do pedido de ponta a ponta, que proporciona uma gestão ativa e a agilidade nas tomada de decisões.

Controlando de cima, tem-se a visibilidade e isso auxilia no atendimento as demandas, como por exemplo, o controle de ocorrências, disponibilidade de motoristas, status da frota e tempo de ciclo. As operações de transporte de mercadorias no Brasil envolvem altos custos. Em um mercado competitivo de logística, otimizar processos, reduzir gastos, aumentar a produtividade e melhora na eficiência é fundamental para ser um diferencial agregado.

A visibilidade total do processo permite que todos tenham acesso aos dados necessários para saber qual ação deve ser executada em cada etapa do processo. A plataforma da Moveideias, fornece exatamente isso e também indicadores de desempenho, alertas de inconformidades, entre outras funcionalidades.

Três Pilares

Para a Torre de Controle funcionar é preciso que pessoas, processos e tecnologia estejam alinhados. As pessoas são responsáveis pelas decisões e também análises dos resultados operacionais. A tecnologia é essencial para garantir a eficiência da torre, integrar diferentes sistemas e consolidar informações de GPS, ERP, MRP, WMS, TMS, APP de comunicação com o motorista, entre outros, é fundamental para que se tenha uma boa Torre de gestão e informação aos clientes.

Principais benefícios

Utilizar uma torre de controle com visão processual de todo o ciclo de vida de um pedido na sua empresa, trazem muitos benefícios. Entre eles estão:

• Redução de taxas de devolução e atrasos
• Melhora da pontualidade nas entregas e fluidez na operação
• Gerenciamento de riscos
• Definição de rotas mais seguras
• Aumento de produtividade da frota
• Informação em tempo real
• Expansão da flexibilidade de uma operação logística
• Redução de custos
• Maior eficiência
• Criação de diferencial competitivo