moveideias-diminua-custos-com-transporte-em-pequenas-empresas

10 maio Diminua custos com transporte em pequenas empresas

Diminua custos com transporte — frete, combustível, pneus etc. — é uma das principais formas de melhorar a saúde financeira de uma empresa, pois são alguns dos gastos mais constantes e necessários às operações de qualquer negócio.

Alguns gestores pecam por negligenciar o tema, acreditando que o combustível ou frete é parte pequena de seus custos de operação, mas esquecem de que o transporte incorre em vários gastos indiretos, tais como:

  • Manutenção de veículos;
  • Atrasos ou falhas no fornecimento oriundos de quebra;
  • Tempo parado em revisão;
  • Os próprios custos de manutenção da frota;
  • Substituição de peças defeituosas.

Não menospreze esse item importante em sua cadeia de gastos. Busque formas de diminuir custos com transporte, como as que sugerimos a seguir.

Terceirize a frota

A terceirização de frota traz muitas vantagens para a empresa. Dentre elas:

  • Não ter a preocupação com a manutenção dos veículos, que passa a ser responsabilidade da transportadora ou do motorista;
  • Não sofrer as perdas da depreciação;
  • Não ter impactos na operação devido à ociosidade (quando o veículo está no conserto, por exemplo);
  • Dependendo do nível da terceirização, não arcar com os encargos da contração direta de mão-de-obra.

Faça o planejamento de rotas

O planejamento de rotas é uma das maneiras mais eficazes de diminuir custos com transporte em uma empresa.

Por meio dele, é possível organizar melhor as entregas, cruzando dados como pontos de distribuição e restrições de trânsito e otimizar o percurso a ser adotado, bem como o consumo de combustível.

Além desses benefícios, obtém-se um melhor serviço de entregas, com maior previsibilidade para os clientes sobre o status de seus pedidos.

Tente agendar as entregas com os clientes

O agendamento é especialmente importante quando os pontos de entrega estão dispersos e se torna ainda mais necessário em se tratando de clientes que compram em poucas quantidades.

A programação ajuda a estruturar e consolidar melhor as cargas, permitindo que mais pontos sejam atendidos durante a distribuição; o que otimiza o transporte e aproveita melhor a capacidade dos veículos.

Essa prática ganha excelência quando aliada do planejamento de rotas.

Utilize um software de monitoramento

O monitoramento traz diversos benefícios, entre eles:

Tudo isso contribui para que os processos logísticos sejam melhor controlados e aprimorados, tornando possível diminuir custos com transporte.

Controle indicadores de desempenho

Existe um jargão muito verdadeiro na área administrativa: Não se controla aquilo que não se mede. Os indicadores de desempenho são grandes aliados dos gestores. Por meio deles, obtém-se o controle e o monitoramento dos processos, o acompanhamento dos resultados e a identificação de pontos de falhas e gargalos.

Com isso, o gestor possui dados sólidos e confiáveis que auxiliam na elaboração de planos de ação para corrigir os problemas encontrados. Pode ser feito o redirecionamento do planejamento, com soluções mais assertivas e isso garantirá o constante aprimoramento resultados.

A redução de custos é imprescindível para uma empresa se manter competitiva no mercado. É por meio dela que se pode oferecer preços mais atraentes e ainda garantir uma margem de lucro satisfatória. Todas as melhorias que o gestor puder implementar em suas operações vão gerar melhores resultados.