moveideias_blog_capa_a_importancia_da_visibilidade_no_cliclo_do_pedido_para_o_cliente

18 ago A importância da visibilidade no ciclo de pedidos para o cliente

Hoje, os clientes buscam produtos de empresas que atuem de forma transparente, e o ciclo de pedidos é um dos pontos observados por eles. Não basta apenas comprar e esperar que o produto chegue no local combinado, os clientes desejam fazer todo o acompanhamento. Para conseguir passar toda essa credibilidade ao cliente deve-se seguir alguns critérios e ter uma equipe preparada para proporcionar esse retorno.

Veja alguns benefícios de se trabalhar dessa forma neste texto e confira bons motivos para ter um ciclo de pedidos transparente.

Credibilidade para a empresa

Ao comunicar o passo a passo de onde está o pedido, a empresa ganha mais credibilidade, permitindo que seja feito todo o acompanhamento do processo. Dessa forma, demonstra-se que existem prazos a serem cumpridos e que eles serão seguidos, conforme informado.

Contudo, para que isso seja feito é preciso organizar todo o processo interno a fim de cumprir com a demanda. Para começar, o cliente deve ser informado de que o pedido foi confirmado, que o pagamento foi aprovado e onde está a compra, pois isso são os quesitos mínimos de um ciclo de pedidos transparente, o que já é um grande diferencial.

Otimização do processo com o ciclo de pedidos

Para conseguir cumprir com o ciclo de pedidos, as empresas devem ter um processo otimizado e ágil para acompanhar toda a demanda e fazer com que ele realmente funcione, não sendo apenas expectativa.

Quando se sabe com precisão em que ponto se está no processo, é possível reduzir as falhas do processo de entrega, tendo conhecimento dos produtos que estão dentro da cadeia de abastecimento e não deixando de atender às demandas.

Diminuição das falhas

Essa diminuição de erros ocorre devido à precisão do processo, já que as informações são atualizadas on-line e em um sistema eficiente.

O ciclo de pedidos passa a funcionar com todas as engrenagens, encaixando-se perfeitamente. Em caso de divergência, essa falha pode ser facilmente identificada e corrigida.

Funcionários mais preparados

Se o processo é claro, fica mais fácil para os funcionários entenderem o funcionamento e também cumprirem com o que deve ser feito. Dessa forma, pode-se conhecer todo o fluxo de trabalho, entender como ele funciona e atuar de forma integrada com outras áreas, evitando que haja interrupção do processo.

Isso também faz com que se diminua a “rivalidade” entre diferentes áreas por se conhecer todo o trabalho e, como resultado, se tem um pedido que vai do início ao fim em um fluxo contínuo.

Redução de custos 

Se o ciclo de pedidos é bem estruturado, isso quer dizer que possui um processo claro, o que reduz a quantidade de falhas que podem ocorrer, como mencionado. É claro que somente um processo estruturado não basta, é preciso garantir infraestrutura e funcionários bem treinados.

Quando todos esses itens são combinados, reduzem-se os erros e retrabalhos, fazendo com que os custos do ciclo de pedidos diminuam. Por conta disso, as falhas devem ser rapidamente corrigidas.

Além disso, o atendimento feito com qualidade reduz os custos com o SAC, pois, uma vez que o ciclo de pedidos está bem atualizado e transparente, não há a necessidade de o cliente entrar em contato com a empresa para saber sobre cada status. Dessa maneira, o custo com mão de obra para o seu SAC e com a manutenção de um 0800 diminui significativamente, já que as ligações serão menores e o pessoal pode ser mais reduzido.

Gostou das dicas para melhorar o seu ciclo de pedidos? Aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de outras dicas importantes para o seu negócio.