moveideias_blog_relacionamento_com_o_cliente_por_que_notificacao_proativa_e_importante

11 nov Relacionamento com o cliente: por que a notificação proativa é importante?

Entregar com segurança e qualidade o pedido de um cliente é o mínimo que uma empresa precisa fazer para ser respeitada no mercado. Porém, para alcançar resultados efetivos, é necessário ir muito além: é preciso se dedicar com cuidado ao relacionamento com o cliente.

Nesse sentido, a notificação proativa é uma grande aliada. Continue lendo e saiba por que ela é tão importante para melhorar o relacionamento com o cliente!

Por que ter um bom relacionamento com o cliente?

A base de qualquer relacionamento está na confiança. Estabelecer uma proximidade saudável desde os primeiros contatos com o cliente reflete diretamente na satisfação e fidelização de seu público, que passa a considerá-lo como um parceiro, e não apenas um prestador de serviço.

Ao demonstrar para o cliente que você acompanha e se interessa pelo que diz respeito ao negócio dele, você demonstra que ele é importante, e firma aí uma relação de confiança e parceria. O resultado disso? Cliente satisfeito, fidelizado e até mesmo um divulgador do seu serviço ou produto.

O relacionamento com o cliente vai muito além do primeiro contato. Ele exige esforço, atenção e proatividade. É por meio desse relacionamento que você conseguirá atingir o grau de satisfação desejado, descobrir com antecedência as melhorias necessárias e as formas de entender e colaborar ainda mais com o seu cliente.

Qual a importância da notificação proativa?

O segredo de um bom relacionamento com o cliente está na comunicação: clara, objetiva e, principalmente, rápida. É aí que entra a notificação proativa, um serviço que permite ao cliente acompanhar o processo de compra por meio de comunicações/notificações eficientes e que, além de atender a sua demanda, consegue surpreendê-lo ao antecipar informações importantes.

Uma pesquisa apresentada pela Coleman Parks apontou que 83% dos consumidores preferem utilizar serviços de atendimento proativo e autoatendimento para resolver seus problemas. Além disso, 76% apontam que a utilização de aplicativos móveis é a opção mais desejada quando comparada a uma ligação para central de atendimento.

No caso de uma empresa de logística, por exemplo, um serviço de notificação proativa permite ao cliente acompanhar de forma transparente, segura e completa todo o seu fluxo de pedidos: desde o recebimento, passando pelo controle do lead time, separação, embarque, status e andamento, até a entrega da mercadoria pelo destinatário.

Na prática, isso significa que seu cliente não precisará demandar tempo buscando uma informação importante e que já lhe foi entregue com antecipação, rapidez e segurança. Isso tudo gera confiança e pode ser a chave para novos negócios.

Quais os benefícios de um serviço de notificação proativa?

Ao estreitar o relacionamento com o cliente por meio de uma ferramenta ou serviço de notificação proativa, sua empresa consegue demonstrar como trabalha com transparência e respeito aos compromissos firmados.

Portanto, além de cumprir o que está no contrato, ofereça ao seu cliente um tratamento diferenciado e que beneficiará ambos os negociadores. Uma boa experiência pode garantir uma parceria segura e duradoura.

Além disso, oferecer um tratamento diferenciado faz com que você ganhe destaque no mercado, que está cada vez mais carente de ações que promovam a aproximação entre cliente e fornecedor.

Nosso artigo ajudou a entender melhor o papel da notificação proativa para o relacionamento com o cliente? Então saiba mais também sobre a importância da transparência para a conquista e fidelização de clientes através do ciclo de pedidos.