Veja --dicas-para-fazer-uma-rota-de-entregas-eficiente-(blog)

21 jun Veja 9 dicas para fazer uma rota de entregas eficiente

A logística tem como objetivos a diminuição de erros, melhorias na eficácia, além de eficiência e otimização de processos. Para isso, é sempre fundamental que haja um bom planejamento. Em relação à rota de entregas não é diferente.

Quando bem planejada, reduz o tempo de entregas, o gasto de combustível, aumenta a vida útil dos carros e satisfaz o cliente. Ou seja, traz grandes benefícios ao negócio.

Quer saber como fazer uma rota de entregas eficiente? Confira nove dicas em nosso artigo!

1. Faça um planejamento semanal

Agrupe as entregas da semana a fim de programar uma rota que não repita, em um pequeno período de tempo, um mesmo local ou suas proximidades, combinando destinos. Isso minimiza o tempo de tráfego entre as paradas e evita desperdício de tempo e combustível.

2. Comece pelas paradas mais distantes

Minimize o tempo de viagem e as distâncias percorridas agrupando as paradas mais distantes às próximas a ela. Isso permite que o carro percorra de forma contrária ao fluxo na maior parte do tempo, proporcionando a otimização do processo de entrega e reduzindo custos.

3. Adote meios alternativos

Para paradas que estão muito fora da rota planejada, principalmente aquelas entregas de menor volume, considere a utilização de meios alternativos, como veículos menores e mais baratos.

4. Utilize recursos tecnológicos

A tecnologia é uma grande tendência da logística e tem como objetivo facilitar nosso dia a dia. Existem softwares específicos para este segmento de distribuição que podem fazer estimativas do tempo a ser gasto e recomendar as melhores rotas.

5. Considere imprevistos

Imprevistos sempre ocorrem, principalmente em cidades grandes. Levá-los em conta é muito importante para que seus impactos sejam minimizados. Isso pode ser feito com base no histórico de entregas, que possibilita a previsão de possíveis cenários.

6. Ofereça suporte ao cliente

Uma boa comunicação com o cliente é imprescindível. Ofereça serviços de ajuda (via SMS ou chat, por exemplo) para que o cliente sinta-se satisfeito e tranquilo em relação à entrega de seus pedidos.

7. Prefira veículos com maior capacidade

Opte por um veículo que tenha capacidade de atender um maior número de entregas, assim, só será preciso um automóvel. Dessa forma a distância total percorrida diminuirá e, consequentemente, o tempo gasto também será menor.

8. Crie relatórios da rota de entregas

Conhecendo os trajetos já realizados e seus resultados, será mais fácil detectar as melhores decisões a serem tomadas no futuro, permitindo, desse modo, entregas mais rápidas, baratas e bem-sucedidas.

9. Conheça zonas e horários de tráfego

Para evitar perda de tempo no congestionamento, é necessário conhecer o trânsito da região. Só assim se pode evitá-lo. Entretanto, nem sempre uma rota alternativa é a melhor opção, devido a problemas de segurança. Horários fora de pico são uma boa possibilidade para minimizar custos.

O planejamento de rotas de entrega proporciona ao seu negócio entregas certas, aos clientes certos, no tempo certo. Isso garante, além de todos os benefícios citados, êxito no atendimento ao consumidor. Prestando atenção nos detalhes e buscando colocar estas dicas em prática, ficará mais fácil atingir o sucesso de seu negócio.

E você? Como tem sido sua experiência com a rota de entregas? Pretende colocar estas dicas em prática? Deixe seu comentário!