moveideias_visao_sistemica_logistica_e_automacao

18 set Visão sistêmica, logística e automação

Visão sistêmica é, basicamente, a capacidade de tomar decisões de acordo com uma análise panorâmica do cenário. Ela é resultado da ponderação de diversos elementos, incluindo fatores externos e internos.

Neste artigo, além de definir bem o que é visão sistêmica, vamos relacioná-la com logística e automação. Você entenderá como esse conceito pode ser um diferencial nos processos logísticos e no relacionamento com o cliente. Verá, ainda, como a tecnologia pode ajudar a desenvolver esse tipo de visão em sua empresa. Continue lendo!

O conceito de visão sistêmica

Podemos definir a visão sistêmica como a capacidade que um profissional (analista, gestor, por exemplo) tem de visualizar cenários amplos e entender como funcionam e se integram os processos.

A partir da visão sistêmica, as decisões passam a ser mais certas, pois o profissional passa a entender as várias forças que atuam num sistema em funcionamento (internas ou externas). Isso porque a organização, ou o departamento, é visto como um sistema, e as análises do conjunto de forças que influenciam sobre esse sistema são fundamentais para o sucesso.

Logo, podemos afirmar que o conhecimento mais aprofundado da dinâmica dos sistemas e da interação entre diversas forças atuantes permite a criação de ações mais eficazes. E isso em curto, médio (principalmente) e longo prazo. A visão sistêmica é ancorada na máxima de que o todo, resultante da junção das partes, é sempre maior do que a soma destas partes.

Visão sistêmica na logística

Na área logística, a complexidade da operação exige que os gestores apurem sua visão sistêmica. Contemplar os diversos processos de uma forma panorâmica é fundamental para entender o funcionamento do dia a dia logístico de um negócio.

E isso se consegue por meio de uma gestão mais inteligente e otimizada, voltada para um planejamento estratégico e para objetivos bem definidos. Do contrário, com deficiências nos processos, com gargalos no dia a dia operacional, não se obtém uma visão sistêmica e os resultados tendem a não ser satisfatórios.

Um dos benefícios da visão sistêmica na área de logística é o relacionamento com os clientes. Ao conseguir controlar os processos logísticos com todas as forças que atuam nele, é possível otimizar entregas, por exemplo. Também é possível criar processos e procedimentos que tornem a previsibilidade de entregas mais assertiva, dando ao cliente a possibilidade de acompanhar suas mercadorias por meio de softwares e aplicativos.

Visão sistêmica otimizada com a automação dos processos

A forma mais eficaz de conseguir e aproveitar os benefícios da visão sistêmica na gestão logística é utilizando a tecnologia. Ao centralizar todas as informações em um único ambiente, todos os profissionais envolvidos conseguem entender o funcionamento da operação e também visualizar os processos de uma forma panorâmica.

Além disso, ao centralizar toda a logística em um único sistema, é possível automatizar processos, de forma que uma atividade só possa ser iniciada quando a anterior for finalizada. Isso, além de dar aos gestores um controle mais inteligente, também evita erros e retrabalhos. E as melhorias tendem a ser notadas, inclusive, pelos clientes.

Você tem visão sistêmica na gestão logística da sua empresa? Que tal ler agora sobre a importância da automação no processo de entrega de pedidos?