29 mar A importância da integração de sistemas para o setor logístico

Você já deve ter ouvido falar sobre a integração de sistemas. Mas sabe a sua real importância e o que ela proporciona para o setor logístico? No post de hoje vamos te explicar sobre essa tema tão pertinente para as empresas e te ajudar a entender como ela pode aumentar a eficiência logística da sua empresa.

Mas afinal, o que é a integração de sistemas?

É um processo que promove a integração entre softwares distintos de forma automatizada. Sua principal função é interligar a comunicação, sejam eles dados ou informações.

E na logística, qual a sua importância?

Em qualquer setor ela melhora a comunicação. E no setor logístico não seria diferente, afinal ela auxilia a resolver problemas de comunicação entre os setores da sua empresa e também com seus fornecedores ou parceiros logísticos. Sendo assim, de maneira eficiente a integração permite o compartilhamento de dados evitando gargalos e de forma automática.

Atualmente é impossível desassociar a tecnologia da logística, afinal ela é a base para que os processos logísticos funcionem perfeitamente bem. E quando falamos nisso, temos a plataforma logística da Moveideias que pode solucionar diversos problemas da sua empresa e proporcionar inúmeros benefícios. O Movecourier possui diversas funcionalidades, incluindo a integração de sistemas. Abaixo separamos o que a solução da Moveideias tem para agregar:

Gestão das entregas, legítimo Control Tower: com alguns painéis que englobam as informações de rastreio dos profissionais em atividade, a logística consegue acompanhar e interagir no roteiro das entregas, como também, agir nas inconformidades recebidas. Com ele você consegue obter:

  • Maior eficiência;
  • Redução de custos;
  • Diferencial competitivo;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Aumento de produtividade da frota;
  • Informações em tempo real para a equipe;
  • Redução das taxas de devolução e atrasos;
  • Definição de rotas mais seguras e otimizadas;
  • Expansão da flexibilidade de uma operação logística;
  • Melhora da pontualidade nas entregas e fluidez na operação;

Otimização das rotas de entregas: propicia um planejamento de roteiros, obtendo um menor custo com o transporte e fornecendo rotas mais seguras, otimizadas e planejadas.

Automatização das atividades: em algumas operações de logística, principalmente no quesito last mile, automatizar a atribuição de atividades aos profissionais com base na geolocalização de profissionais e dos pontos de entrega, possibilita o melhor aproveitamento dos recursos na operação.

Notificação de entrega: notificar os seus clientes que sua mercadoria está em trânsito para a entrega, com uma estimativa de tempo e identificação do profissional que vai fazer a entrega do pedido, possibilita segurança ao cliente, como também, oferece antecipação no recebimento de portarias, redução de tempo nas entregas, menor número de reentregas e devoluções.

Comprovação de entregas: o app Movecourier propicia obter evidências de entrega em tempo real, como horário de chegada e saída do local da entrega, geolocalização, ocorrências, fotos, assinatura eletrônica e até comprovante de entrega por voz, nova modalidade que a Moveideias lançou em meio a pandemia para garantir a segurança de todos.

Além de todas essas funcionalidades, o Movecourier possui a integração de sistemas de e-commerce e ERPs, possibilitando automatizar a geração das ordens de serviço aos motoristas, como também permitem alimentar estes sistemas com o retorno das evidências e ocorrências geradas após a execução das atividades em campo.

Escrito por: Júlia Resende Gaffreé