04 jun Embalagens inteligentes: um marco, uma revolução e uma tendência

Os alimentos são um dos setores que mais crescem. E as embalagens destes produtos vão ganhar um papel cada vez mais importante. Embalagens inteligentes: são um novo conceito de embalagem, surgiram para revolucionar o mercado e são a nova tendência. E as empresas estão considerando a embalagem inteligente como uma solução para transformar a maneira como entregam, vendem e usam seus produtos.

O que são?

A principal característica das embalagens inteligentes é a tecnologia. Algumas possuem sistemas que são capazes de identificar possíveis problemas e alterações, indicando as condições reais do produto. Por exemplo, são capazes de informar sobre a qualidade do alimento sem que o produto esteja fora da embalagem.

As embalagens são uma solução para combater o desperdício. Um dos principais motivos para ocasionar isso é o uso de embalagens inapropriadas, que podem causar danos e ainda não preservam a integridade dos alimentos e produtos. E são nesse quesito que as embalagens inteligentes devem solucionar. Com a tecnologia composta nelas, as informações são para todos, inclusive o transporte, armazenamento e consumidor final.

Alguma das opções das embalagens inteligentes são:

  • Acesso a informação através do QR Code
  • Saber quando uma fruta está madura
  • Alerta de temperatura
  • PH do produto
  • Alerta quando um produto está para vencer
  • Saber se a carne está própria para consumo

As embalagens exercem um papel importantíssimo na conservação dos alimentos, mas o transporte também é uma das etapas mais relevantes, ainda mais quando o que está sendo transportado são alimentos. Por isso, as rotas devem ser pensadas de forma única, com critérios de segurança, sendo assim rotas mais eficientes.

Uma plataforma que pode ajudar nessa situação é o Movecourier. Ele é um software de gestão e monitoramento de coleta de entrega em tempo real, que possibilita a racionalização e acompanhamento da movimentação logística dos entregadores. A plataforma da Moveideias oferece gestão, rastreio, otimização de rotas, alertas de inconformidades, alertas proativos a clientes, entre outras funcionalidades.

No Brasil, as embalagens inteligentes ainda não estão em alta. Mas são uma tendência que está em crescimento mundialmente. Com a evolução da tecnologia, as empresas estão criando embalagens que aumentam a vida na prateleira, e também monitoram a qualidade e segurança dos alimentos, fator muito relevante por se tratar de produtos perecíveis. Cria-se a expectativa de que as marcas brasileiras comecem a investir em novas tecnologias em embalagens também. Afinal, as vantagens não são só para o cliente final e sim para toda a cadeia, desde a produção, passando pelo transporte e chegando no consumidor final. Logo logo as embalagens inteligentes chegam no Brasil para facilitar ainda mais as nossas vidas e compras.

ESCRITO POR: JÚLIA RESENDE GAFFREÉ