03 abr A importância da visibilidade nos processos logísticos

A visibilidade do processo logístico a todos os envolvidos na cadeia de abastecimento torna o processo colaborativo entre a sua empresa, o fornecedor, transportador e clientes. Mas o que é visibilidade quando se trata de logística? A definição é clara: é quando todos envolvidos, incluindo transportadora e clientes, sabem exatamente em qual ponto da cadeia de suprimento a mercadoria está. E o conceito de processos logísticos refere-se a todas as atividades executadas para produzir um produto e entrega-lo ao seu destinatário.

Quando fala-se de visibilidade pensa que a informação deve ser somente ao cliente. Mas isso não se limita somente ao rastreamento de pedidos, pois busca compreender como toda a cadeia de suprimentos está operando. A integração das informações do processo logístico em um único sistema, com acesso a todos os envolvidos no Supply chain, permitem agilidade em tomada de decisão, e automatização, medição e ajustes para a eficiência no processo

Tecnologia aliada aos processos logísticos

Há muito tempo que a logística e tecnologia se tornaram conceitos praticamente indissociáveis dentro das empresas. A transferência de informações possui um papel de extrema importância nas atividades logísticas, principalmente quando se trata de dados de clientes, controle de estoque, rastreio de encomenda, rota do transportador, ocorrências, entre outras informações necessárias. A tecnologia aplicada na logística é fundamental para agregar inteligência à execução de processos. E para garantir a visibilidade é importante a aplicação de tecnologias capazes de receber e armazenar esses dados em tempo real.

Alguns tipos de tecnologia que podem ser utilizadas em sua empresa para criação da visibilidade em aplicações logísticas são: GPS para rastreamento da operação em tempo real, tracking de pedidos, informação de entregas, documentação eletrônica, gestão de ocorrências.

O teuPedido, é uma das soluções tecnológicas de rastreio de pedidos, e que oferta uma visibilidade completa do ciclo de atendimento dos pedidos. Integrado a diversos sistemas, o teuPedido possibilita a empresa obter o acompanhamento da eficiência operacional e disponibilizar para os seus clientes o tracking de todas as etapas e seus respectivos eventos do processo, a partir do pedido ou da nota fiscal até a entrega no cliente.

Confira alguns dos benefícios ao utilizar a plataforma em sua empresa:

  • Visibilidade: torne seu processo de atendimento do ciclo do pedido visível, transparente e de fácil acesso aos clientes.
  • Processos personalizados: crie fluxos operacionais com regras de controle de SLA e notificações proativas a envolvidos na operação.
  • Integração: integre por API, EDI, FTP, entre outros, as etapas do processo interno da empresa e eventos do transporte de parceiros logísticos, consolidando todo o processo em um único local.
  • Monitoramento do processo: dashboard de indicadores do ciclo de atendimento do pedido, visão time-line dos pedidos em cada etapa do processo, indicadores de desempenho.
  • Comprovação de entregas: obtenha de suas entregas evidências de entrega, como fotos, assinatura eletrônica, geolocalização e ocorrências.
  • Alertas: municie sua equipe de retaguarda com alertas de inconformidades da operação para agilizar ações e tomadas de decisão.
  • Múltiplos canais de acesso: acesso simples e proativo da informação em múltiplos canais como portal web, e-mail, SMS, APP e chat BOT através do Facebook.
  • Fidelização de clientes: ofereça qualidade e diversidade de acesso na informação do ciclo completo do pedido, objetivando melhor experiência de compra ao cliente.
  • Outros benefícios: desfragmentação de tratativas operacionais, confirmação de recebimento pelo destinatário, segundo via do boleto, armazenamento de notas pelo período fiscal.

Logística 4.0

O que antes era produzido em larga escala, agora torna-se personalizado e de acordo com a exigência do seu cliente. Sendo assim, só é produzido o que deverá ser comercializado. A logística 4.0 é a nova ordem mundial para ter competitividade no comércio global. Ela é além da evolução da logística tradicional, pois tem como base a necessidade no investimento em tecnologia, sendo ele todo o processo de automação, inovação e aperfeiçoamento dentro da cadeia logística.

Há diversos benefícios em adaptar suas operações logísticas para a 4.0, entre eles estão:

  • Melhora na análise de dados: investir em tecnologia ajuda a potencializar os resultados à medida que se utiliza sistemas mais inteligentes para realizar as análises, e oferecem a possibilidade de otimizar processos e criar estratégias mais eficazes.
  • Redução de custos
  • Melhor prazo de entregas
  • Redução de perdas: um dos maiores empecilhos na logística ainda é a perda de mercadorias. Quando a tecnologia é aplicada, o monitoramento de armazenagem e distribuição são facilitados e consequentemente há um melhor controle da operação.
  • Melhor gerenciamento de estoque
  • Rotas mais eficientes
  • Satisfação do cliente: qualidade no serviço oferecido, significa cliente satisfeito. Um exemplo são as informações atualizadas sobre o status do pedido.

As empresas devem estar cada vez mais atentas ao conceito de Logística 4.0 e suas tendências. Adotar e aplicar é fundamental para continuar tendo competitividade no mercado.

Aumentar a visibilidade das operações logísticas e preparar empresas e seus funcionários para monitorar cada processo de maneira mais eficiente é essencial para reduzir custos e otimizar as operações. Usar a tecnologia a seu favor é imprescindível atualmente. Torná-la aliada para uma melhor eficiência na sua empresa é um diferencial.

 

ESCRITO POR: JÚLIA RESENDE GAFFREÉ