Há algum tempo a logística não se refere mais somente a área operacional. Agora ela está ativamente relacionada a parte estratégica, ajudando a promover melhorias e agregando para obter resultados. Quando falamos de logística integrada estamos falando de cadeia de atividades, que estão interligadas, cada uma com a sua importância, mas que juntas, compõem um sistema de grande relevância para as estratégias da empresa.
Uma das grandes, se não for a maior vantagem em utilizar a tecnologia juntamente com a logística é a integração entre os processos. Sistemas integrados permitem que a comunicação seja fluida e, muitas vezes realizada em tempo real. Com isso, os processos sequenciados recebem automaticamente as informações, agilizando a conclusão das atividades.
Em um ambiente tão disputado como o comércio eletrônico é preciso que as empresas estejam sempre por dentro das ferramentas que venham a agregar para se tornarem um diferencial competitivo. E a integração é um dos fatores que faz toda a diferença na tomada de decisões, nos processos diários e nos resultados.
Integrar é um diferencial competitivo
Integração é uma das funcionalidades da plataforma teuPedido, solução tecnológica de rastreio de pedidos (order tracking). Integrado aos ERPs, TMS, WMS e outros sistemas, a plataforma possibilita a empresa obter o acompanhamento da eficiência operacional e disponibilizar aos seus clientes o tracking de todas as etapas e seus respectivos eventos do processo, a partir do pedido ou da nota fiscal até a entrega ao cliente.
Sendo assim, integre por API, EDI, FTP, AS2 entre outros, as etapas do processo interno da empresa e eventos do transporte de parceiros logísticos, consolidando todo o processo em um único local.
Ao utilizar a plataforma da Moveideias, assim que o pedido é inserido no sistema, o setor de estoque já recebe o alerta para fazer a separação dos itens, que por sua vez, já da baixa das quantidades no sistema, emitindo um alerta para a geração dos documentos.
Ao utilizar a plataforma da Moveideias a empresa configura o processo do ciclo do pedido com etapas que deseja obter gestão, acompanhamento, visibilidade operacional e disponibilizar aos clientes o tracking das etapas e seus respectivos eventos do processo logístico de ponta a ponta.
Pode a empresa adicionar etapas do processo intra logístico e dessa forma obter ganhos na identificação e controle de inconformidades que por vezes são imperceptíveis, mas com o teuPedido passa a terem transparência, possibilitando ajustes no processo.
Com tudo isso, se obtém uma comunicação mais eficiente, aumento da produtividade, maior segurança das informações e evita possíveis erros e a necessidade de refazer algumas atividades.
Saiba os principais benefícios:
A logística integrada proporciona uma série de benefícios para as empresas ao ser aplicada, tais como:
- Redução de custos: com a melhoria na execução dos processos, essa otimização pode ser alcançada pelo aumento da produtividade, redução de desperdícios, maior controle sobre os processos e da agilidade na comunicação e tomada de decisão
- Aumento de produtividade: com a logística integrada, a empresa desempenha suas atividades de maneira mais organizada, sendo assim é possível estruturar melhor as equipes, oferecer melhorias no ambiente, eliminar etapas desnecessárias, obtendo equipes mais produtivas e eficientes
- Criação de vantagem competitiva: para a empresa se destacar em meio aos seus concorrentes, é preciso aprimorar os produtos e serviços oferecidos e aliado a logística integrada isso permite a criação de um diferencial competitivo.
- Otimização de tempo e resultados: ao integrar toda a cadeia de processos logísticos tudo fica mais fácil, há um controle maior das informações e isso facilita na tomada de decisão, melhora a comunicação e facilita na dinâmica do trabalho.
- Agilidade nos processos: com o compartilhamento de informações há uma grande melhoria na comunicação, isso torna os processos mais ágeis e reduz o índice de erros
- Segurança de dados e informações
- Gestão mais estratégica
- Planejamento eficiente
- Maior controle das atividades e seus tempos de atendimento
- Redução de erros em diversos setores
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