Em mercados cada vez mais competitivos, é preciso manter o foco no relacionamento com os clientes e buscar diferenciais que ajudem a aprimorar a experiência deles em relação à sua empresa. Esse é o primeiro passo para garantir a satisfação do consumidor, ou mesmo atrair um público maior por meio de indicações.
Nesse sentido, surge a Inteligencia Artificial. Muito abordada em filmes de ficção científica, no contexto mercadológico ela pode se tornar uma grande aliada das empresas no que diz respeito a otimizar as rotinas.
O que é a Inteligencia Artificial?
A Inteligência Artificial, ou IA, é um ramo da área da computação que visa elaborar máquinas que sigam uma rotina previamente criada. O objetivo é simular o comportamento humano no que diz respeito a raciocinar, resolver problemas e tomar decisões, por exemplo.
Esses dispositivos são programados para desempenhar tarefas de forma eficiente, sempre se adaptando às mudanças que acontecem, ou de ambientes. Essa ciência já existe há algumas décadas, mas com o crescente aprimoramento da tecnologia, ela vem sendo cada vez mais elaborada, agregando novos elementos relacionados à informática e à computação.
Atualmente, as aplicações da Inteligência Artificial estão voltadas para programas de computador, jogos, robótica, reconhecimento de voz, aplicativos de segurança, entre várias outras funcionalidades.
Como a IA mudou a experiência do consumidor?
Agora que você entendeu o que é, como funciona e quais são as aplicações da Inteligência Artificial, podemos listar alguns benefícios e funcionalidades que ela proporciona e explicar como isso impacta na relação do consumidor com a empresa. Veja quais são:
1. Utilização de Bots
O Bot é um software feito para seguir etapas programadas. É como um assistente virtual que pode ser utilizado para agendar reuniões, fazer conexões entre diversos aplicativos e executá-los, por exemplo.
No que diz respeito às rotinas empresariais, eles podem ser utilizados para executar tarefas das mais simples às mais complexas. Os Bots podem ajudar a organizar a rotina de um vendedor, reunindo informações sobre os leads, classificando os mais promissores, apresentando a agenda e auxiliando na elaboração de uma rotina mais eficiente.
2. Cruzamento de informações
Com a utilização da IA, os sistemas podem ajudar a coletar mais informações sobre os clientes e disponibilizá-las de forma mais organizada. Isso ajuda a tornar o atendimento mais simples, ágil e eficiente, além de permitir que o cliente tenha acesso aos dados que precisa no momento e pelo meio de comunicação que ele preferir.
Também vale ressaltar que as informações reunidas podem ser utilizadas para criar um padrão de comportamento dos clientes, definindo perfis, e cruzar esses dados entre os que possuem características similares. Com isso, pode-se influenciar positivamente a forma como o atendimento é realizado.
Um bom exemplo prático disso é quando sites de e-commerce apresentam aquelas opções como “item sugeridos”, ou “quem viu isso, também procurou por isso”.
3. Maior aproveitamento dos dados gerados
O aumento da capacidade dos computadores de armazenar e processar novas informações, aliado ainda à Inteligência Artificial, tornou possível aproveitar ao máximo os dados que são gerados, utilizando-os para levantar informações sobre os clientes.
O mesmo serve para melhorar o atendimento prestado, reduzindo o tempo e eliminando a necessidade do cliente ter que passar a mesma informação a cada vez que for atendido. Um exemplo disso é um sistema que registra e armazena os dados que o atendente digita. Dessa forma, mesmo que seja necessário passar por mais de um setor, não será preciso relatar tudo novamente, pois a informação já foi adicionada.
As análises geradas também se tornam mais eficazes, pois um número maior de dados foi armazenado, manipulado e transformado em informações. Isso permite fazer avaliações cada vez mais acertadas dos processos, permitindo que as decisões sejam tomadas com base em um conhecimento mais amplo e tornando-se cada vez mais precisas.
4. Simplificação da rotina
Os softwares e aplicativos que usamos na rotina — seja pessoal ou profissional — estão cada vez mais simples e intuitivos, o que faz com que o uso de manuais seja dispensado e tornando-os, portanto, mais fáceis de serem usados.
No contexto empresarial, esse avanço torna o processo de implantação de um sistema mais simples e permite que os usuários aprendam as funcionalidades com mais rapidez. Aliado ao melhor aproveitamento das informações, essa mudança ajuda a aumentar a produtividade e torna a execução dos processos mais ágil, sinônimo de um atendimento mais rápido e eficaz.
5. Aumento da agilidade na execução dos processos
Como dito no tópico anterior, a simplificação dos sistemas faz com que os processos sejam finalizados com menos tempo. Contudo, esse não é o único motivo: a utilização dos Bots, a automação das tarefas e a facilidade no acesso às informações também permitem que as atividades sejam concluídas gastando um tempo consideravelmente menor.
6. Atendimento personalizado
Um dos benefícios que os clientes buscam e que influenciam diretamente na sua satisfação é o atendimento rápido e personalizado. Isso quer dizer que procura-se aumentar a agilidade ao mesmo tempo em que a relação se torna mais próxima, baseada no perfil de cada cliente.
Nesse sentido, a utilização da Inteligência Artificial se faz fundamental. Por meio dela, é possível gerar e organizar um volume maior de dados — o que permite aprender cada vez mais sobre os consumidores —, criar um perfil e basear o atendimento de acordo com suas preferências.
Essas informações envolvem o comportamento de compras, o melhor meio e horário para contato, como eles preferem ser chamados, quais produtos e serviços mais consomem, entre outros detalhes.
7. Foco nos clientes
Com tudo que já foi dito, é seguro afirmar que a IA permite que os clientes estejam no centro das atenções. Ou seja, o foco é aprimorar cada vez mais a experiência de compra deles com a empresa, o que ocorre por meio das melhorias que são adotadas na rotina.
8.Experiência diferenciada
Como você viu, quando bem aproveitada, a IA fornece todo o suporte que as empresas precisam para criar um diferencial na relação com seus clientes.
Nesse sentido, elas podem buscar compreender melhor o que os consumidores buscam — em termos de relacionamento com o negócio —, identificar como os produtos e serviços são oferecidos e sair da simplicidade de saber apenas “o que” eles querem comprar.
Alinhando essas informações aos benefícios que a IA oferece, é possível alcançar um patamar de excelência no atendimento, fornecendo uma experiência de compras bem diferente do que se obtém no mercado.
A Inteligencia Artificial está cada vez mais presente na rotina e pode transformar a forma como as empresas se relacionam com seus clientes, tornando o atendimento cada vez mais próximo e, ao mesmo tempo, mais eficiente.
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