O papel da logística na fidelização de clientes

    This form uses Akismet to reduce spam. Learn how your data is processed.

    Diante um cenário de mercado cada vez mais competitivo, manter seus clientes fiéis não é uma tarefa simples. Os consumidores estão mais exigentes, sendo assim existem diversos critérios antes da compra, sendo eles: qualidade dos produtos e serviços, informações do pedido de ponta a ponta e a entrega do mesmo. Nesse post, você vai entender que a logística possui um papel muito importante na fidelização de clientes.
    Se existe um setor que consegue influenciar diretamente na fidelização de clientes, é a logística. E para isso exige-se que diversos fatores atuem em conjunto. Os pontos relevantes são: atendimento (antes da venda, durante e o pós), armazenagem e estoque, separação e envio, e a entrega.

    Aposte em tecnologia para aperfeiçoar as operações

    A tecnologia é uma das principais responsáveis pela evolução das experiências de compra do cliente. Sendo assim, use ela a favor da sua empresa. A plataforma teuPedido possibilita a empresa obter o acompanhamento da eficiência operacional e disponibilizar aos seus clientes o tracking de todas as etapas. Ao oferecer qualidade e diversidade de acesso na informação do ciclo completo do pedido, a empresa está agregando positivamente numa melhor experiência de compra do cliente.
    Então, ao utilizar a plataforma da Moveideias a empresa não está somente atendendo com eficiência as necessidades dos seus clientes, como também está agregando melhorias, custo benefício e questões operacionais ao seu negócio.

    Invista em logística reversa

    A logística reversa é responsável pelo processo de devolução de mercadorias. E ela é importante para a retenção de clientes, principalmente por solucionar os problemas dos consumidores quando o produto tem: defeito, algum problema dentro do prazo de garantia, avarias durante o transporte e insatisfação do cliente. Mesmo que haja trocas, retorno de mercadorias, a melhor opção é apostar nesse processo, pois assim você conquista e fideliza o cliente.

    Confira algumas outras dicas:

    • Ofereça produtos e serviços de qualidade: surpreenda o seu cliente, ofereça mais do que ele espera. Isso além de fidelizar os seus atuais clientes, pode acabar chamando a atenção de novos.
    • Contribua para os clientes alavancarem o seu negócio: ao oferecer um sistema de transporte de qualidade, os clientes recebem os produtos no prazo ou antes, isso é um benefício e o atendimento personalizado e proativo também são fatores que deixam os clientes satisfeitos.
    • Informe o cliente: cliente informado é cliente satisfeito. Informe ele sobre todo o ciclo do pedido, assim ele sabe de tudo que está acontecendo, inclusive caso aconteça algum imprevisto.
    • Aposte em tecnologia: a solução tecnológica de rastreio de pedidos (order tracking), oferta uma visibilidade completa do ciclo de atendimento dos pedidos, beneficiando a empresa e mantendo os clientes informados.
    • Relacionamento com o cliente: o pós venda é fundamental para criar laços com o cliente para assim fidelizá-lo.
    • Rapidez e agilidade: nos tempos atuais, agilidade é fundamental, por isso invista em uma qualidade de transporte, pois a entrega no prazo é um fator muito valorizado pelo cliente.
    • Confiança no serviço prestado: oferecer o serviço de rastreamento do pedido (order tracking) é uma boa forma de conquistar a confiança do seu cliente.
    FOTO: CHRIS LIVERANI
    ESCRITO POR: JÚLIA RESENDE GAFFREÉ

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Newsletter

      Autorizo o uso dos dados informados conforme política de privacidade