29 abr O papel da logística na fidelização de clientes

Diante um cenário de mercado cada vez mais competitivo, manter seus clientes fiéis não é uma tarefa simples. Os consumidores estão mais exigentes, sendo assim existem diversos critérios antes da compra, sendo eles: qualidade dos produtos e serviços, informações do pedido de ponta a ponta e a entrega do mesmo. Nesse post, você vai entender que a logística possui um papel muito importante na fidelização de clientes.

Se existe um setor que consegue influenciar diretamente na fidelização de clientes, é a logística. E para isso exige-se que diversos fatores atuem em conjunto. Os pontos relevantes são: atendimento (antes da venda, durante e o pós), armazenagem e estoque, separação e envio, e a entrega.

Aposte em tecnologia para aperfeiçoar as operações

A tecnologia é uma das principais responsáveis pela evolução das experiências de compra do cliente. Sendo assim, use ela a favor da sua empresa. A plataforma teuPedido possibilita a empresa obter o acompanhamento da eficiência operacional e disponibilizar aos seus clientes o tracking de todas as etapas. Ao oferecer qualidade e diversidade de acesso na informação do ciclo completo do pedido, a empresa está agregando positivamente numa melhor experiência de compra do cliente.

Então, ao utilizar a plataforma da Moveideias a empresa não está somente atendendo com eficiência as necessidades dos seus clientes, como também está agregando melhorias, custo benefício e questões operacionais ao seu negócio.

Invista em logística reversa

A logística reversa é responsável pelo processo de devolução de mercadorias. E ela é importante para a retenção de clientes, principalmente por solucionar os problemas dos consumidores quando o produto tem: defeito, algum problema dentro do prazo de garantia, avarias durante o transporte e insatisfação do cliente. Mesmo que haja trocas, retorno de mercadorias, a melhor opção é apostar nesse processo, pois assim você conquista e fideliza o cliente.

Confira algumas outras dicas:

  • Ofereça produtos e serviços de qualidade: surpreenda o seu cliente, ofereça mais do que ele espera. Isso além de fidelizar os seus atuais clientes, pode acabar chamando a atenção de novos.
  • Contribua para os clientes alavancarem o seu negócio: ao oferecer um sistema de transporte de qualidade, os clientes recebem os produtos no prazo ou antes, isso é um benefício e o atendimento personalizado e proativo também são fatores que deixam os clientes satisfeitos.
  • Informe o cliente: cliente informado é cliente satisfeito. Informe ele sobre todo o ciclo do pedido, assim ele sabe de tudo que está acontecendo, inclusive caso aconteça algum imprevisto.
  • Aposte em tecnologia: a solução tecnológica de rastreio de pedidos (order tracking), oferta uma visibilidade completa do ciclo de atendimento dos pedidos, beneficiando a empresa e mantendo os clientes informados.
  • Relacionamento com o cliente: o pós venda é fundamental para criar laços com o cliente para assim fidelizá-lo.
  • Rapidez e agilidade: nos tempos atuais, agilidade é fundamental, por isso invista em uma qualidade de transporte, pois a entrega no prazo é um fator muito valorizado pelo cliente.
  • Confiança no serviço prestado: oferecer o serviço de rastreamento do pedido (order tracking) é uma boa forma de conquistar a confiança do seu cliente.

 

FOTO: CHRIS LIVERANI
ESCRITO POR: JÚLIA RESENDE GAFFREÉ