moveideias_blog_gestao_de_logistica_por_que_a_tecnologia_ajuda_a_integrar_parceiros

12 dez Gestão Logística: Por que a tecnologia ajuda a integrar parceiros?

A gestão logística é sempre um desafio nas empresas. Ela se torna ainda mais desafiadora quando há um crescimento do negócio, especialmente quando há diversas filiais em localidades diferentes.

A boa notícia é que a tecnologia está cada vez mais avançada e serve como um importante suporte na integração da cadeia logística. Integrar parceiros logísticos, por exemplo, fica muito mais fácil quando se tem ferramentas tecnológicas especializadas.

Sobre isso conversaremos neste artigo. Você verá aqui as principais vantagens de aplicar tecnologia na integração de parceiros. Acompanhe!

Qual a importância da integração de parceiros na gestão de logística?

Para começar, vamos conceitualizar o que é a integração de parceiros na gestão de logística. A integração consiste em tornar os processos da empresa integrados aos processos dos fornecedores, de modo que haja uma sinergia nos trabalhos.

Isso porque quanto maior o número de fornecedores com os quais a área de logística se relaciona (negocia, recebe insumos e produtos etc.), mais difícil é administrar esse relacionamento.

Logo, integrar os fornecedores e geri-los com processos bem alinhados pode tornar o dia a dia operacional mais produtivo e lucrativo para todos os envolvidos.

Por que usar a tecnologia para integrar parceiros na gestão de logística?

Agora sim, vamos a uma série de vantagens de fazer uma gestão de logística baseada em tecnologia para integrar parceiros:

1. Com a tecnologia, o controle dos processos é mais simples

Os diversos processos, atividades e decisões que precisam ser realizados diariamente na cadeia logística ficam muito mais simples quando se tem uma boa ferramenta de gestão.

Ao trabalhar com uma única base de dados, o acesso às informações fica mais fácil. No que diz respeito à integração de parceiros, quando todos utilizam o mesmo sistema, os gestores de logística conseguem acompanhar tudo em um único ambiente. E isso traz mais produtividade, menos erros e retrabalhos.

2. Você ganha uma visão mais sistêmica e integrada de toda a operação

Sob o ponto de vista gerencial e estratégico, uma solução de gestão de logística também é muito importante. Em vez de ter que lidar com muitos sistemas para controlar os diversos parceiros, lida-se apenas com uma única ferramenta.

Essa visão centralizada de todos os processos torna o controle mais sistemático, e isso dá ao gestor um panorama mais realista de tudo que está acontecendo. Poder acessar os dados em tempo real e gerar relatórios em poucos cliques é uma facilidade gerencial imensa.

Da mesma forma, todos os envolvidos na cadeia logística podem acompanhar a movimentação de mercadorias, a emissão de documentos e controles de uma forma sistêmica.

3. Os dados ficam mais seguros

Outro ponto importante quando se está lidando com diversos parceiros é o cuidado com as informações. Os dados das diversas atividades da cadeia logística precisam estar seguros para todos os envolvidos.

Ao implementar um único sistema para este gerenciamento, também fica mais fácil monitorar o acesso às informações. Diferente do que acontece quando se trabalha com vários sistemas, a equipe de TI consegue gerenciar melhor os fatores de risco e também controlar quem são as pessoas que imputam e modificam dados no dia a dia operacional. Isso traz mais confiabilidade às informações e diminui os riscos de fraudes.

4. A operação logística ganha mais agilidade e os custos são reduzidos

Ao integrar os parceiros logísticos com uma única solução tecnológica, ganha-se alinhamento dos processos, evita-se erros e retrabalhos, entre outros benefícios. A própria padronização das atividades também contribui para que a operação se torne mais ágil.

E isso se reflete na redução dos custos. Com a automatização dos processos, pedidos atendidos com mais rapidez, segurança da informação, equipe trabalhando sem paradas, muitos custos são mitigados. E isso melhora a rentabilidade do departamento.

Sua gestão de logística já conta com a tecnologia para integrar parceiros? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo neste desafio!