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16 dez Melhorando o atendimento ao cliente com os ChatBOTs

Entre as tendências de TI dos últimos anos que ganharam espaço entre especialistas do ramo, o uso de chatbots está entre as com maior potencial para o meio corporativo.

Voltados para empreendimentos que buscam melhorar os seus processos de automação de comunicação, essa solução dá mais agilidade para empreendimentos manterem canais de contato ágeis e com baixo custo operacional. Como consequência, clientes mantêm-se mais fidelizados, trazendo mais lucros para o negócio a médio e longo prazo.

Quer saber mais sobre o tema? Então veja no nosso post de hoje sobre como os chatbots podem melhorar o atendimento aos seus clientes!

O que são os chatbots?

Os chatbots são ferramentas de TI voltadas para empresas que buscam automatizar parte dos seus processos de comunicação com clientes e parceiros comerciais. Eles podem ser integrados a plataformas de comunicação mobile, como os bots do Skype, Telegram e do Facebook Messenger. Assim, pessoas podem obter dados relevantes com mais agilidade e segurança.

Ao utilizar um chatbot, uma pessoa pode enviar comandos para obter dados de acordo com as suas necessidades. O chatbot irá, por meio de APIs, coletar e enviar informações que possam ser relevantes para o usuário, tais como o status de envio de um produto ou os dados de uma fatura de conta de luz.

O impacto do uso de chatbots na comunicação com clientes

Adotados de maneira estratégica, os chatbots podem ter um grande impacto na forma como clientes se relacionam com uma marca. Processos de pós-vendas tornam-se mais ágeis e, ao mesmo tempo, o nível de engajamento passa a ser maior, uma vez que a experiência de relacionamento com os serviços da empresa é otimizada.

Chatbots como o da Cemig, por exemplo, diminuem a necessidade de clientes ficarem presos em longas filas de atendimento do serviço de telemarketing da concessionária de energia elétrica. Criado para o Telegram, o @CemigBot possui suporte a um conjunto de funções básicas, como a possibilidade de obter débitos para pagamento, informar a leitura do registro elétrico e eventuais quedas de energia. Tudo isso feito na palma da mão, diretamente no app de mensagens.

Os chatbots do Facebook também estão auxiliando negócios a otimizarem as suas políticas de relacionamento com clientes. Recentemente, a maior rede social do mundo abriu uma plataforma para desenvolvimento de chatbots que se integram ao Messenger, serviço de troca de mensagens da rede. Isso permitiu a criação de bots que se comunicam com linguagem natural e podem prover uma grande quantidade de informações.

Independentemente da plataforma escolhida, o chatbot deve ser visto com um investimento estratégico. Ele melhora o nível de automação da comunicação do cliente, diminuindo o tempo necessário para troca de informações e resolução de dúvidas. Além disso, os serviços de atendimento via telefone e e-mail passam a ter uma carga de trabalho menor, permitindo um direcionamento melhor de rotinas.

Reduzindo custos com o uso de chatbots

Os chatbots podem auxiliar empresas a reduzirem drasticamente os seus gastos com a comunicação com clientes. A automação da comunicação entre empresas e seus consumidores não é apenas algo que melhora o engajamento de consumidores e o seu nível de fidelização, mas também amplia a capacidade do negócio de ter um custo operacional mais preciso a médio e longo prazo.

A diminuição da carga de trabalho das equipes de suporte pós-vendas, por exemplo, torna o direcionamento de atividades mais eficaz: o gestor poderá utilizar novas políticas operacionais ou mesmo reduzir o tamanho dos seus times. Caso seja necessário, investimentos no outsourcing podem ser realizados, melhorando a capacidade da empresa de modificar o tamanho das suas equipes conforme for necessário.

Vale destacar também que os chatbots podem ser escalados com mais agilidade e precisão. Conforme o número de requests médios aumentar ou diminuir, o gestor pode modificar o tamanho dos recursos direcionados para o processamento de pedidos de consumidores.

Será possível garantir o melhor desempenho possível a todo momento. Como consequência, a experiência de uso dos chatbots será marcada por respostas rápidas e confiáveis.

BOT teuPedido: um case de sucesso na automação da comunicação com clientes e parceiros comerciais

Uma das etapas do processo de pós-vendas mais importantes para uma empresa é o envio de um produto. Nessa etapa, uma série de problemas podem ocorrer, causando o atraso na entrega do produto e uma baixa satisfação do consumidor.

Diante disso, o gestor de TI deve investir em rotinas e soluções que possam dar ao negócio uma capacidade elevada de atender às demandas de seus clientes com agilidade e segurança.

Se ao comprar em uma loja física o consumidor passa a ter acesso ao seu produto rapidamente, as compras em e-commerce necessitam de um grande conjunto de etapas antes do produto ser visto pessoalmente, o que pode causar preocupações elevadas e um constante estado de ansiedade da parte do consumidor.

Nesse cenário, o uso de chatbots pode representar uma escolha que melhora o suporte ao usuário e dá ao cliente mais capacidade para lidar com prazos de entrega de produtos. Ele se integra aos sistemas de logística corporativa para coletar dados e auxiliar o consumidor a lidar com o envio de um produto da melhor forma possível.

Entre as opções mais populares do mercado brasileiro, podemos apontar o chatbot teuPedido.

Criado por nós da Moveideias, o teuPedido foi feito para facilitar o acompanhamento de produtos e melhorar o relacionamento com os clientes de uma empresa. Ele pode ser integrado a vários sistemas logísticos, reduzindo custos e aumentando a precisão dos dados passados a clientes.

Assim, a empresa pode manter uma comunicação com alto nível de automação, que melhora o relacionamento com consumidores e a capacidade do negócio dar um apoio pós-vendas eficaz.

Por meio do teuPedido, clientes podem utilizar o Facebook Messenger para rastrear os seus pedidos em uma interface limpa e funcional. O robô pode localizar pedidos, detalhar o status de envio e solicitações e ainda enviar alertas automáticos. O robô pode estar associado a Fanpage da organização, propiciando que o cliente esteja mais presente a comunidade da empresa.

Para consumidores, esse chatbot pode representar uma nova forma de lidar com empresas. Já para o negócio, uma maneira eficiente e barata de investir na automação da comunicação com seus clientes.

Caso você tenha se interessado pelos chatbots, entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como eles podem ser utilizados no seu negócio!