2020

13 mar Tendências tecnológicas para 2020

Estamos no primeiro trimestre do ano, mas ainda dá tempo de apresentar algumas das tendências tecnológicas para 2020. Entre elas estão a nova rede móvel, o 5G, a multiexperiência do usuário, como realidade aumentada e realidade virtual. Confira abaixo um pouco mais sobre cada um:

5G:

Está previsto para este ano o início da implantação das redes de quinta geração, mas o funcionamento total provavelmente só aconteça em 2025. O 5G surge para comportar o crescente volume de informações trocados diariamente por bilhões de usuários em cada dispositivo sem fio utilizado mundialmente. Um dos avanços da rede é o consumo de energia, o 5G consome 90% menos que a rede atual 4G. A velocidade da nova conexão é multiplicada por 100, acelerando assim a transmissão de dados, imagens, vídeos e áudios.

Blockchain:

A blockchain surgiu em 2008 e desde lá vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. A tecnologia tem potencial para revolucionar quase todos os segmentos levando segurança e controles a diferentes etapas de qualquer operação. A cadeia de blocos destaca-se pela capacidade em realizar operações seguras e sem intermediários.

Internet das Coisas:

O termo Internet das coisas é um conceito tecnológico em que todos os objetos da nossa vida cotidiana estariam conectados à internet. Soluções modernas que beneficiam o bem estar do usuário, proporcionando comodidade, segurança e conforto são características dos principais produtos relacionados a IoT. É uma tendência tecnológica que permanece em crescente e estará cada vez mais presente no dia-a-dia.

Inteligência artificial:

O ChatBot existe devido a evolução da IA, oferecendo aos usuários atendimento em tempo real de forma proativa. A inteligência artificial não é somente um robô. Trata-se também de automatização de tarefas contribuindo para a eficiência de empresas, refletindo em redução de custos e melhor resultado.

Multiexperiência:

Nos próximos anos, a experiência do usuário passará por mudanças significativas. A realidade virtual (VR), a realidade aumentada (AR) e a realidade mista (MR) transformarão a forma de perceber e interagir com o mundo digital. Esta mudança nos aproxima de um futuro com aplicações que oferecerão ao usuário experiências múltiplas. Um exemplo, é a realidade aumentada, proporcionando ao cliente visualizar, testar e conhecer mais detalhes o produto antes de comprá-lo.

Para acompanhar esta demanda, as empresas devem investir em tecnologia que permita a construção de uma satisfação dos consumidores.
Visando melhorar a experiência no relacionamento das empresas com seus fornecedores e clientes, a Moveideias vem investindo em tecnologia para melhora da visibilidade, gestão, tracking e integração da cadeia de todo o processo do ciclo de atendimento de um pedido, de ponta a ponta.

Com a plataforma logística da Moveideias, as empresas se beneficiam da tecnologia com informação em tempo real da operação, utilizam uma Torre de Controle do ciclo do pedido de ponta a ponta, que proporciona uma gestão ativa e agilidade em tomada de decisões.
Aos clientes dessas empresas, são ofertados canais de fácil acesso à informação, que incluí, portal web, visões embedded integradas, ChatBot, APP, notificações proativas de status e acompanhamento do pedido por e-mail e SMS.

A adesão de soluções que proporcionam a informação chegar onde o cliente está, possibilita praticidade e gera satisfação e fidelização.