O rastreamento de cargas tem como missão permitir o monitoramento de transporte de mercadorias. Para ser efetivo, ele deve fornecer acesso a informações cruciais como data de saída, previsão de chegada, entre outros.
Com soluções de alta tecnologia é possível ter uma visão omnichannel e em tempo real de toda a logística. Como resultado, o impacto nos clientes é altamente positivo.
Fique com a gente e entenda tudo sobre rastreamento de cargas, benefícios e como implementar em seus negócios.
O que é o rastreamento de carga e quais os benefícios?
O rastreamento de carga é uma solução tecnológica que integra tanto o sistema de remessa de produtos, como mecanismos estratégicos que compõem a gestão empresarial.
Assim sendo, por meio de softwares altamente inteligentes, é possível acessar — em tempo real — as rotas de transporte da frota.
Consequentemente, as informações reunidas atuam para oferecer um controle administrativo muito mais assertivo em todos os momentos.
Em resumo, é possível registrar dados sobre:
- Cargas;
- Produtos;
- Trajetos;
- Destinos, entre outros.
Benefícios do rastreamento de carga para empresas e clientes
Sem dúvida, adotar uma ferramenta para rastreamento de cargas traz um enorme ganho operacional para todo tipo de negócio.
Ao mesmo tempo, é algo que dá plena transparência nas operações e muito mais subsídios para tomadas seguras de decisões, sejam elas quais forem.
Além disso, podemos destacar outras vantagens de fazer o rastreamento de veículos de cargas, tais como:
- Redução de riscos. Muito mais segurança contra tentativa de roubos ou extravio de produtos, fazendo um assertivo monitoramento das entregas;
- Redução de custos. Com uma rota inteligente e otimizada, sua frota pode economizar recursos nos deslocamentos;
- Diminuição de falhas. Com um bom sistema, os erros ao longo dos trajetos são identificados, e é possível tomar decisões rapidamente para contorná-los;
- Integração entre setores. Um bom software de rastreamento de cargas faz a integração entre todos os setores responsáveis pela entrega final;
- Satisfação do cliente. A tecnologia certa passa muito mais segurança e confiança sobre o serviço para o cliente final.
Quais os tipos de rastreamento de cargas existentes?
Podemos destacar 3 tipos diferentes de rastreamento de cargas. São eles:
Radiofrequência (RFID)
Em resumo, ocorre por meio de uma identificação enviada através de sinais de rádio.
Como resultado, a tecnologia permite que o operador logístico e o cliente acompanhem a movimentação da mercadoria até mesmo em locais fechados.
Além disso, uma das vantagens é monitorar as ações em tempo real, sem se sujeitar aos inibidores de sinais.
Telemetria
Nesse acompanhamento por rádio ou satélite, as possibilidades vão muito além do rastreamento da carga.
Por exemplo, é possível ter acesso a dados relevantes como frenagem bruscas ou, então, ponto de inatividade do veículo.
GPS
Via satélite, permite acesso a diversos tipos de informações como velocidade do veículo e, até mesmo, a jornada de trabalho do motorista.
De modo geral, para que funcione é necessário instalar um receptor no veículo. Esse, por sua vez, irá receber os sinais e fazer a decodificação da localização.
Pronto para ter rastreamento de carga nos seus negócios?
Administrar a expectativa dos clientes quanto ao prazo de entrega de pedidos e automatizar a comunicação operacional entre sua empresa e transportadora não precisam ser uma dor de cabeça.
A solução teuPedido da MoveIdeias resolve para você de maneira ágil e inteligente. Tenha o ciclo de entrega do produto em tempo real na palma da sua mão e retenha e fidelize seus clientes. Tudo isso usando um aplicativo para rastreamento de cargas.
Além disso, conte também com Movecourier. Ela é uma plataforma que permite monitoramento dos pedidos pelos próprios clientes através de um portal que pode ser integrado ao sistema da sua empresa.
Saiba mais sobre as soluções da Moveideias para sua empresa falando com nosso time de especialistas ainda hoje.
0 comentários