31 jul Consolidar informações do ciclo do pedido melhora a gestão e o relacionamento com o cliente

Os clientes mudaram e estão mais exigentes principalmente quando se trata de informação. E isso obriga uma postura diferente das empresas. Quando as informações são sobre o pedido, é necessário que elas estejam agrupadas em um ambiente de fácil acesso e atualizadas em tempo real. Afinal, cliente bem informado é cliente satisfeito.

Quando falamos de informação ela é uma parte essencial tanto para o sucesso de uma empresa quanto para a satisfação do cliente. Pois hoje, os clientes buscam empresas que atuem de forma transparente e o ciclo de pedidos é um dos pontos observados por eles. E claro, que as empresas se beneficiam quando as informações estão centradas em um local e sendo atualizadas em tempo real facilitando a tomada de decisões e a precisão de cada processo.

A plataforma logística da Moveideias, teuPedido é a solução ideal para resolver esse e demais problemas. Ele possibilita o rastreio do processo do ciclo de pedidos de ponta a ponta (order tracking). Além de proporcionar a sua empresa uma melhor gestão, acompanhamento, visibilidade em tempo real e também disponibilizar aos clientes o passo a passo de cada etapa do seu pedido e qualquer anormalidade durante o processo logístico, seja ele atraso, previsão de reentrega, etc. Confira abaixo os benefícios ao consolidar informações do ciclo do pedido que vai desde a melhoria na gestão da sua empresa até o relacionamento com o seu cliente.

Otimização

Para cumprir com o ciclo do pedido, a sua empresa deve ter um processo otimizado e ágil que atenda toda a demanda. Quando há informação consolidada em um único local, sabe-se com precisão em que ponto o processo está e isso ajuda a reduzir as falhas no processo de entrega.

Credibilidade

Informação nunca é demais. Ao comunicar o passo a passo de onde o pedido está, a empresa ganha mais credibilidade, permitindo que seja feito todo o acompanhamento do processo. Assim, demonstra-se que existem prazos que devem ser cumpridos e que caso haja qualquer evento durante o trajeto o cliente também será informado, garantindo a satisfação do mesmo.

Funcionários

Já foi comentado, mas vale ressaltar que os funcionários devem ser bem informados sobre cada processo de cada pedido. Isso facilita para a tomada de decisões de cada etapa. Mas além disso, se o processo está claro, fica ainda mais fácil para os funcionários entenderem e dominarem o que deve ser cumprido.

Falhas

A diminuição de falhas ocorre devido à precisão do processo, já que todas as informações estão atualizadas online em um sistema eficiente.

Custos

A redução de falhas está relacionada a estruturação do ciclo do pedidos. Quando ele está bem estruturado, com informações claras, atualizadas em tempo real, há uma redução de erros em diferentes processos logísticos. Mas também vale lembrar que somente um processo estruturado não basta, é preciso garantir infraestrutura e funcionários bem treinados na empresa.

Com essa combinação, reduzem-se os erros e os retrabalhos, colaborando para a redução de custos.

Importante destacar que, quando o atendimento é feito com qualidade há uma redução de custos com o SAC, pois, uma vez que o ciclo de pedidos está atualizado e com visibilidade, não há a necessidade de o cliente entrar em contato com a empresa para saber a atualização de cada status da sua compra. Sendo assim, desta maneira o custo com o SAC e tudo que envolve o setor diminui significativamente.

ESCRITO POR: JÚLIA RESENDE GAFFREÉ