Etapas no processo do ciclo de pedidos na Logística: do recebimento até a entrega ao cliente final

Podemos dizer de forma resumida, que as etapas do processo do ciclo de pedido é uma parte importante para a logística de uma empresa, onde a área é responsável pelo estoque e gerenciamento na distribuição de produtos.

E para que todas as etapas funcionem de forma eficiente, é necessário que estejam integradas e com dever de atender as necessidades do consumidor. Onde as operações tenham sucesso durante todos os processos. 

No post de hoje iremos apresentar etapas do processo do ciclo de pedido desde o recebimento do produto até a entrega ao cliente final. E a importância de manter os processos em boas condições no momento da distribuição para que funcionem de forma eficiente evitando qualquer problema no futuro.

Fique com a gente e saiba mais!

Boa Leitura!

Importância do processo do ciclo de pedidos nas operações logísticas:

As operação precisam se manter organizadas no momento do envio de mercadorias, e é necessário que todas as etapas do processo de armazenagem estejam devidamente planejadas e integradas mantendo a qualidade, garantidos no menor tempo possível e com custos reduzidos.

A gestão dos itens em armazenamento mostra uma estratégia logística eficiente, demonstrando um melhor desempenho de uma organização.

No geral, o ciclo de pedido é uma etapa da operação logística que vem trazendo benefícios como redução de perdas, segurança, otimização de espaço e melhoria na produtividade.

Acompanhe as etapas principais do processo do ciclo de pedidos na Logística Inbound e Logística Outbound

Processos na Logística Inbound:

Recebimento de mercadorias:  

A primeira etapa se refere a adequar o espaço para receber os veículos de cargas.

Organizando o fluxo de horários para que a recepção de mercadorias se mantenham acompanhadas no momento de entrada e saída.

Esta etapa consiste em algumas fases como conferência da data de entrega, identificação dos itens, verificação de notas fiscais e separação dos produtos. 

Conferência e endereçamento:

Na segunda etapa é necessário que ocorra a conferência dos itens presentes na nota fiscal do pedido,

Nesta etapa é necessário alguns cuidados no momento de verificação da nota fiscal correta, conforme a que foi enviada antecipadamente.

E a conferência dos dados para verificar se está de acordo com o que foi solicitado. 

Com isso, os materiais deverão ser etiquetados e armazenados.

Armazenamento e Estocagem:

Na terceira etapa, o objetivo é verificar se o local definido está em condições adequadas para receber as mercadorias evitando qualquer problema durante o período de armazenagem.

O momento de estocagem é feito após a conferência das mercadorias e os produtos se tornam parte do estoque.

Para que não ocorra nenhum problema nas etapas seguintes é importante que caso os produtos sejam movimentados ou enviados, o registro também do novo local seja ajustado. 

Identificação dos itens:

É importante para esta quarta etapa,

Que os pedidos estejam devidamente endereçados e possuam um código para a identificação no momento de armazenamento no depósito,

Facilitando assim, o momento de localização de qualquer item selecionado para o envio.

Para que isso ocorra de forma automatizada, a busca por métodos tecnológicos é a melhor forma de organizar a entrada e saída de qualquer produto registrado no sistema, possibilitando que em tempo real se possa identificar a quantidade das mercadorias que estão no depósito.

Processos na Logística Outbound:

Recebimento do pedido: 

Nesta etapa o cliente recebe o pedido, que pode ser feito por meio de algumas plataformas, como website, telefone, e-mail ou loja física.

Processamento do pedido: 

Nesta etapa, o pedido é registrado no sistema da empresa, onde são coletadas informações detalhadas sobre o produto, quantidade, endereço de entrega e outras especificações relevantes, como a adimplência do cliente.

Separação dos pedidos:

Picking ou separação de pedidos,

se refere a separação e o encaminhamento dos pedidos para a área onde serão devidamente identificadas no sistema, até serem enviadas para o consumidor final.

Embalagem dos produtos:

Packing ou embalagem,

É feita após a separação dos pedidos, onde os produtos são embalados para que não ocorra nenhuma danificação durante o processo de transporte.

Sendo assim, os cuidados devem ser mantidos para a proteção das mercadorias enviadas. 

Expedição dos pedidos:

Nesta etapa, a área de envio é responsável por selecionar o parceiro logístico que transportará os produtos ao destino final, emissão da nota fiscal de venda e conferência, visando os cuidados necessários para o embarque e início do transporte.

Transporte dos Pedidos: 

Após a expedição do pedido, e entrega ao transportador se inicia o acompanhamento da mercadoria durante o transporte. A transportadora selecionada pelo embarcador assume a responsabilidade do serviço de entrega da mercadoria em seu destino, sem prejuízo ou transtorno ao cliente. 

Nesta etapa a informação é primordial, pois tanto o embarcador quanto o cliente precisam do acompanhamento preciso e próximo do realizado.  

Entrega ao cliente: 

O pedido é entregue ao cliente no endereço de destino. A entrega pode ocorrer diretamente ao consumidor final, em uma empresa (no caso de B2B) ou em um ponto de coleta, dependendo das opções disponíveis.

Nesta última etapa é importante a comprovação da entrega.

Com evidências para evitar algum ruído após o ciclo do pedido encerrado.

Retorno e gestão de devoluções (opcional): 

Esta é uma etapa em que, em alguns casos, pode ocorrer devoluções ou trocas de produtos.

Nesse caso,

uma política de devolução clara, os itens retornados são processados, verificados e, quando aplicável, substituídos ou reembolsados.

É uma etapa difícil pois pode impactar em custos, regras de descarte e o relacionamento com o cliente, ou seja, a transparência do processo na logística reversa é fundamental para minimizar o problema.

Utilize a tecnologia da Moveideias para ter visibilidade do início ao fim do processo do ciclo de pedidos:

Como visto anteriormente,

É necessário que se tenha visibilidade do início ao fim de forma integrada para que cada processo do ciclo de pedidos permaneça eficiente.

Onde cada etapa funcione corretamente em todas as possíveis fases do ciclo de atendimento para um pedido de venda, como o recebimento do pedido, aprovação financeira,  produção, armazenagem, expedição, transporte e encerrando com entrega no cliente. 

Para que a gestão de suas operações logísticas se tornem claras e objetivas com transparência dos processos.

A melhor solução é a ferramenta tecnológica da Moveideias.

Fique por dentro de todas as etapas do processo logístico do ciclo de pedidos com um sistema de gestão integrado e de fácil visibilidade a todos envolvidos, inclusive o seu cliente.  Obtenha vantagens sobre sua concorrência e melhore sua gestão e acompanhamento dos pedidos, além da experiência do seu cliente. Fale hoje mesmo com nossos consultores!

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