Tracking end-to-end, em uma tradução do inglês, pode ser entendido como “rastreamento de ponta a ponta”. Trazendo esse conceito para a logística de entrega, o seu entendimento fica ainda mais claro.
Em outras palavras, trata-se do rastreamento das cargas realizado em todos os momentos. Ou seja, desde que a venda é feita até a efetiva entrega para o cliente final.
Sua aplicação é estratégica e agrega diversas vantagens para quem vende, quem transporta e, claro, para quem compra.
O impacto é muito maior do que apenas acompanhar o deslocamento de uma mercadoria de um ponto a outro.
E o artigo de hoje explica conceito, aplicação e benefícios do tracking end-to-end na logística dos seus negócios.
Fique com a gente e confira.
Em primeiro lugar, o que é tracking end-to-end?
Tracking end-to-end é o rastreamento de ponta a ponta de cargas assim que um pedido é feito pelo cliente. Em síntese, é simples.
Após fazer a compra, o consumidor ganha acesso a uma rede de informações. Nelas estarão todas as etapas que o produto irá percorrer até chegar no destino final.
Quem vendeu também conta com dados (ainda mais precisos) que auxiliam nas tomadas de decisões que visam melhorar todo o processo logístico.
Afinal, com o avanço da tecnologia, o cliente ganha cada vez mais recursos e opções — o que faz elevar a sua exigência.
Só para ilustrar, segundo dados da Neotrust, o e-commerce brasileiro cresceu 21% em relação a 2020, ano em que a alta também foi grande.
Como resultado, um dos maiores anseios de quem compra online, é estar informado sobre cada etapa do pedido e rastrear a encomenda.
Assim sendo, o tracking de pedidos é mais do que um diferencial na qualidade dos serviços da empresa: é uma obrigação.
Em outras palavras, negligenciar isso pode ser decisivo para que o consumidor opte pela concorrência, e não por você.
Da mesma forma, ao permitir a consulta online dos pedidos, você estará otimizando o tempo de todos os envolvidos na operação.
Nesse sentido, tanto os colaboradores responsáveis pela entrega, como os gestores ganham — e muito — com a tecnologia de tracking de entregas.
Além da questão de economia de recursos, o tempo também é crucial. Economizando-o, é possível tomar decisões muito mais estratégicas no seu negócio.
Além, claro, de poder focar cada vez mais na satisfação e relacionamento com o cliente.
Dificuldades de integrar informações no order tracking
Rastrear o ciclo do pedido se torna um desafio ainda maior por conta da dificuldade de troca de informação entre tantas plataformas que as empresas usam.
Só para ilustrar, é comum uma organização contar com:
- CRM, sistema para gerir vendas;
- ERP, sistema integrado de gestão empresarial;
- MRP, planejamento de recursos de manufatura;
- WMS, gestão operacional de armazém;
- TMS, gestão operacional de transporte;
- YMS, gestão operacional de pátio e portaria;
Embora esses sistemas atendam as necessidades do negócio, a ausência de convergência de informações faz com que nem sempre os dados sejam confiáveis.
Sem poder ter segurança plena nas informações, a gestão do rastreamento do ciclo do pedido fica comprometida.
Como resultado, a bola de neve está formada. Ou seja, essa dificuldade em visualizar os dados de todo o processo fica ainda pior.
Afinal, o último processo da cadeia, que é o transporte e a entrega do produto ao cliente final, pode ser também impactado. E de maneira negativa, claro.
10 benefícios do rastreamento de ponta a ponta na logística dos seus negócios
A essa altura você já entendeu o benefício, para o cliente, de poder acompanhar o tracking de cargas de ponta a ponta.
Entretanto, é preciso ampliar um pouco mais os benefícios operacionais para o seu negócio.
Por isso, separamos 10 vantagens claras e até mesmo imediatas de aplicar tracking end-to-end na sua empresa.
1 – Análises de desempenho da logística
Com dados centralizados em um software de rastreamento de fluxo logístico , a gestão da sua empresa tem informações confiáveis para analisar o desempenho da logística.
A partir disso, você pode aplicar todo tipo de melhoria em parte ou em todo o processo, se necessário for.
2 – Auxílio nas tomadas de decisão
Com dados confiáveis e sendo expostos em tempo real, fica muito mais fácil tomar qualquer tipo de decisão.
E não será preciso esperar dias ou semanas para tal. Com a visibilidade das informações do processo logístico na tela, os gestores podem definir um plano imediato de ação.
3 – Auxílio ao planejamento logístico
Planejamento é crucial quando falamos de logística. Sabendo os indicadores do negócio, o trabalho de otimizar a rota se torna muito mais assertivo, deixando mais produtivo o tempo de trabalho de todos.
4 – Diminuição nas devoluções e reentregas
O acompanhamento de pedidos por parte dos clientes se reflete nas operações de quem entrega. Quando o consumidor consegue enxergar o ciclo do pedido, ele também pode se programar.
Como resultado, as reentregas são bem menores, bem como as devoluções. Ao saber o status em tempo real das encomendas fica muito mais fácil ter sempre alguém para recebê-las.
5 – Fidelização de clientes
O benefício acima está ligado de forma direta a este. Afinal, fornecer informações em tempo real para o cliente é empoderá-lo.
E quando ele se sente assim, a confiança flui, a segurança é maior e uma recompra com a sua empresa é uma realidade bem próxima.
6 – Fonte de dados confiáveis para a antecipação de problemas
Ao analisar dados centralizados e em tempo real dentro de um sistema, é muito provável que você consiga se antecipar aos problemas que fatalmente surgem.
Com uma gestão próxima e atenta aos indicadores, uma rápida tomada de decisão pode evitar um prejuízo grande adiante.
7 – Maior produtividade
Uma rota otimizada, com clientes fazendo o tracking de pedidos, contribui para uma produtividade maior da operação logística.
Afinal, em menos tempo as equipes poderão cumprir suas rotas e, com processo otimizado, aumentar a capacidade de entrega pouco a pouco.
8 – Mais segurança para as cargas
O tracking de cargas também traz mais segurança para as pessoas que estão na operação logística. Com o sistema certo, é possível trabalhar de forma tranquila e assertiva em todos os momentos.
9 – Redução de chamados de SAC
Cliente satisfeito dificilmente reclama. Dar informações a ele e cumprir com as expectativas é obrigação da sua empresa, claro.
Mas, com a tecnologia certa e inteligência de negócio, você fideliza e satisfaz o cliente em todas as entregas.
Como resultado, sua empresa reduz de maneira significativa os chamados no SAC. E pode, até mesmo, economizar com gastos no setor.
10 – Redução de custos
Empresas eficientes são lucrativas. O somatório de todos esses benefícios permitirá que seu negócio atinja melhores resultados gastando bem menos.
Além disso, as despesas que você tem nesse processo poderão ser direcionadas para outras necessidades, garantindo a inovação constante em diversas áreas.
Como implementar o tracking end-to-end na minha empresa?
Agora que você já entende o impacto desse tracking logístico, que tal conhecer a solução logística que oferece isso e mais?
O teuPedido é a plataforma que permite uma visão omnichannel e em tempo real da logística.
A solução centraliza todos os dados e informações relevantes do ciclo, além de facilitar a aplicação das regras de negócio e otimizar as atividades de ponta a ponta.
Com o tracking end-to-end da Moveideias, você e os seus clientes estarão informados sobre cada etapa do ciclo do pedido.
Confira todas as vantagens:
- Integração e acesso multicanal;
- Gestão e Torre de controle;
- Personalização de atividades e processos;
- Redução de custos e aumente produtividade;
- Fidelização dos clientes com a melhora da experiência de compra.
Entre em contato com nossos consultores e conheça a solução logística ideal para o seu negócio.
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