Moveideias - Logística Omnichannel: o que é, desafios, benefícios e tecnologia

Logística Omnichannel: o que é, desafios, benefícios e tecnologia

Logística Omnichannel é uma estratégia para uso simultâneo e interligado de distintos canais de comunicação. Seu objetivo é reduzir as barreiras entre o offline e o online.

Nesse sentido, atua criando diferentes pontos de contato entre cliente e empresa.

Portanto, trata-se de uma tecnologia crucial para garantir qualidade e rapidez na entrega dos produtos adquiridos pelos consumidores nos multicanais que as empresas oferecem. 

Quando bem feita, ela é capaz de fazer integração de processos e operações, como fornecedores; estoque; faturamento; frota; gestão de entregas.

Entretanto, seu conceito, benefícios e aplicações ainda geram alguns questionamentos.

Por isso, o artigo de hoje serve como um verdadeiro guia sobre o impacto da Logística Omnichannel para marcas e clientes.

Fique com a gente e confira.

O que é Logística Omnichannel e quais suas vantagens?

A Logística Omnichannel existe para garantir uma entrega rápida e de qualidade dos produtos que os clientes adquiriram.

Como resultado, essa estratégia abriu uma nova perspectiva, abordagem e possibilidades para vendas.

Assim sendo, podemos destacar o fato de os consumidores poderem:

  • comprar produtos em lojas virtuais e fazer a retirada nas lojas físicas mais próximas;
  • comprar produto via site e, em caso de desistência, fazer a devolução na loja física mais próxima;
  • pesquisar pela internet preços e lojas físicas e concluir a compra de maneira presencial, entre outros.
  • obter informação do processo do fluxo logístico do pedido de ponta a ponta e em tempo real.

Para essa ser uma realidade possível, a gestão das lojas online e “offline” deve ocorrer de maneira conjunta.

Em outras palavras, a cadeia de suprimentos precisa ser centralizada e, obviamente, digitalizada. Afinal, só assim será possível ter agilidade para distribuir as mercadorias.

Do mesmo modo, a gestão das entregas deve ser sempre eficiente. Como resultado, isso evitará atrasos no recebimento dos produtos nas lojas físicas e/ou no cliente.

Além disso, há outro ponto crucial na estratégia: a logística reversa. Ou seja, aquela que atua para recolher ou devolver produtos.

Acima de tudo, aqui é essencial mostrar comprometimento com o cliente e garantir não só uma ótima prestação de serviços, como também os custos operacionais.

Quais os benefícios da estratégia?

Em resumo, podemos destacar alguns benefícios claros e até imediatos da implementação da gestão Logística Omnichannel nas empresas.

Tais como:

  • Redução de espaço físico. As lojas ou armazéns podem reduzir os estoques nas unidades para atender apenas o que for necessário. Logo, a maior parte do estoque estará no centro de distribuição;
  • Diminuição de custos. Como resultado de evitar desperdícios e diminuir a estocagem, os gastos serão reduzidos de forma natural;
  • Elevação do potencial de oferta e venda. Agora, o cliente terá atendidas suas necessidades tanto de forma física como virtual;
  • Insights para entender o comportamento do cliente. Com informações completas, será possível entender os fatores que levam os consumidores a tomarem suas decisões. A partir daí, o processo pode ser aprimorado;
  • Melhorar a experiência dos consumidores. Ao dominar a jornada de compra, será possível entregar valor em todos os momentos, na pré e na pós-venda. Consequentemente, fica mais fácil fidelizar os clientes.

Quais os principais desafios da Logística Omnichannel?

Anteriormente falamos dos benefícios de uma correta aplicação da Logística Omnichannel. Eles são os resultados de muita análise, estruturação, tecnologia e treinamento.

Contudo, para que esse seja o dia a dia dos seus negócios, é preciso entender os desafios que isso traz para a sua empresa.

Só para exemplificar, um dos principais desafios aqui é a integração sistêmica com os parceiros logísticos.

Afinal, assim que uma venda é feita, uma série de processos e ações passam a ocorrer. 

E se eles não estiverem coordenados, automatizados e trocando informações entre si, é muito provável que erros na entrega acabem acontecendo.

Acima de tudo, a proatividade na logística é crucial nessa estratégia. Afinal, é algo que atua de maneira direta na forma como o consumidor vê a marca.

Além disso, destacamos outros 4 desafios que para melhorar a visibilidade do processo e atuar na satisfação do cliente:

1 – Controle de estoque

Uma Logística Omnichannel eficiente e lucrativa precisa de integração entre todas as cadeias do processo.

Portanto, estoque e todos os pontos de vendas precisam ser gerenciados de forma centralizada. Além, claro, de também serem atualizados constantemente.

Nesse sentido, é essencial contar com uma tecnologia que integre os canais de vendas com as ofertas de opções para entrega do produto aos consumidores.

2 – Gestão da logística reversa pós-venda

Esse é outro item crucial. Afinal, a devolução de produtos por parte dos clientes é algo comum. Seja por defeito, seja por erro de entrega: não importa.

O cliente, que já está insatisfeito com a compra original, não pode somar mais um estresse por conta da ineficiência para a devolução.

Caso isso aconteça, a imagem da empresa poderá ser manchada tanto por conta da experiência de compra, como pelo mau atendimento na pós-venda.

3 – Gestão de transporte

O brasileiro nunca comprou tanto pela internet. Por isso, a popularização e a expansão do e-commerce trouxeram obrigações para a gestão de transportes.

Nesse sentido, muitos dos esforços devem estar voltados para evitar atrasos — o que impacta de maneira direta na satisfação do consumidor.

4 – Visão holística no supply chain

Por fim, mas não menos importante, está a necessidade de ter visão holística no supply chain — sempre tendo proatividade nas inconformidades. 

Afinal, o setor de logística tem que ser 2 em 1. Ao mesmo tempo que é um diferencial positivo aos clientes, deve ser uma ameaça aos concorrentes.

Por isso, o gestor precisa ter uma visão panorâmica sobre o setor e como ele tem capacidade de atender a todas as demandas do plano de negócio.

Tecnologias, processos, revisão e qualificação de etapas, aprimoramento de time… 

A logística deve gerar resultados e, para tal, precisa estar em constante evolução e análise em seus negócios.

Qual a melhor tecnologia para trabalhar a Logística Omnichannel nos meus negócios?

Sem dúvida alguma você já entendeu que um dos maiores desafios do setor logístico é ter a visão plena de todos os processos e também canais do ciclo dos pedidos.

Ao mesmo tempo, controlar estoque, fazer rastreamento de cargas, tracking de pedidos, fluxo logístico de pedido, monitorar entregas, realizar a logística reversa e ter visão holística do processo seguem sendo tarefas essenciais.

Por isso, a tecnologia precisa ajudar você em todos os momentos. Nesse sentido, a plataforma teuPedido traz um ganho operacional enorme.

Afinal, ela fornece uma visão completa da Logística Omnichannel em tempo real. A solução atua centralizando todos os dados cruciais do fluxo logístico de pedido.

Além disso, facilita a aplicação das regras de negócio e otimiza de ponta a ponta as atividades.

Para indústria e para e-commerce, essa é a solução ideal para atender tudo que o gestor de logística precisa.

Só para exemplificar, com ela é possível ter:

  • Integração e acesso multicanal. Visibilidade e informações centralizadas com integração ERP, MRP, WMS e outros sistemas;
  • Control Tower. Dashboard com indicadores do ciclo completo do pedido;
  • Personalização. Atividades e processos podem ser personalizados com fluxos operacionais customizados;
  • Alertas e atualizações. Sua equipe tem auxílio para uma rápida e assertiva tomada de decisão, entre outros.

Conte ainda com módulo ticket para centralizar e dar visibilidade nas tratativas operacionais e integre chatbot para facilitar o acesso à informação por parte de seus clientes.

Saiba mais sobre as soluções da Moveideias para Logística Omnichannel falando com nosso time de especialistas ainda hoje.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

    Autorizo o uso dos dados informados conforme política de privacidade